Organizar a produção de ovinos por meio do estabelecimento de estações reprodutivas nada mais é do que definir estações de monta programadas (EMP) conforme a necessidade de cada fazenda. Ao implantar uma EMP, a equipe da fazenda passa a trabalhar conhecendo o calendário reprodutivo daquele lote, conseguindo então programar as atividades operacionais de manejo, compra de insumos, pastejo até o abate.

A quantidade de EMP depende dos objetivos de cada produtor, tamanho do rebanho, proximidade de abatedouros, oferta de alimentos.

O importante é se organizar para fazer a melhor estação!

 

Razões para implantar EMP

 

O CordeiroBIZ listou 3 razões para implantar ou organizar de forma customizada as estações reprodutivas nas fazendas de ovinos:

 

1. Tudo fica mais fácil para as pessoas

As fazendas que adotam EMP conseguem prever as atividades que acontecerão ao longo de um ano, minimizando surpresas de última hora no dia a dia devido a concentração de atividades específicas em determinadas épocas do ano, facilitando as atividades operacionais.

Nenhuma equipe consegue ter um bom rendimento no trabalho quando se executa diversas atividades ao mesmo tempo. Sem EMP, a todo momento existem cordeiros nascendo, ovelhas aleitando, ovelhas sendo cobertas, e a equipe correndo para cima e para baixo na fazenda para apagar incêndios.

Quando for chegada a hora da estação de monta, toda a equipe estará focada em realizar a melhor estação, com as atividades pré-definidas. Mesma coisa para o nascimento, aleitamento e terminação.

Uma equipe organizada e feliz refletirá na maior produtividade das suas ovelhas!

 

2. Ganhos acumulativos no rebanho

Ao definir uma EMP, é possível alinhar todos os animais sob a mesma condição produtiva. As categorias ficam organizadas (ovelhas vazias, gestantes, lactantes) e, com o sistema de manejo e nutricional adequados, será possível identificar qual animal possui falhas reprodutivas, bem como identificar os ovinos mais eficientes, ou seja, produtivos e lucrativos para o rebanho.

Quando o produtor identifica dentro de uma EMP quais são os animais que atingiram os parâmetros zootécnicos estabelecidos para aquele calendário, o descarte direcionado e a reposição de ovinos se torna mais acurada. O resultado é a acumulação de ganhos a cada ciclo produtivo, apenas estabelecendo EMP e controlando os dados.

Definir EMP também tem como consequência o ajuste no manejo das pastagens, culminando na redução dos custos de produção. Isso se deve pelo ajuste do início da estação reprodutiva com a oferta de alimento compatível com a exigência nutricional de cada categoria.

Acumular ganhos ano após ano é divertido!

 

3. Os frigoríficos agradecem!

A EMP permite ao produtor terminar lotes de cordeiros padronizados e com volume mínimo para entregar a produção aos frigoríficos.

É possível planejar uma EMP alinhada com a programação de compra de ovinos pela indústria. Dessa forma, o produtor consegue prever o total de cordeiros e descartes a serem negociados para venda, e quando os animais serão entregues.

O produtor de cordeiros tem o poder nas mãos!

 

A relação ganha-ganha na cadeia produtiva de ovinos tem como base o compromisso do produtor com o gerenciamento do calendário reprodutivo dos lotes da fazenda.

Estabeleça a estação de monta programada e deixe seus cordeiros trabalharem por você!

Converse com a assistência técnica do CordeiroBIZ pelo Whatsapp 14 9 96180708 ou pelo email contato@cordeirobiz.com.br para saber mais sobre a customização da EMP na sua fazenda.