Autor: Ricardo Dutra de Oliveira Silveira

Nós, da CordeiroBiz, fomos convidados, como muitos já sabem, à visitar a cidade de Sorriso-MT e a participar do Seminário de ovinocultura realizado pelas associações FAMATO, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso, e pela OVINOMAT, Associação Matogrossense de Criadores de Ovinos.

Fomos para essa viagem sabendo das intenções do estado em fomentar a produção de ovinos nos quatro cantos da região deste estado grandioso. No caminho já pensava sozinho em tais dificuldades que poderíamos encontrar em questões de solo, pastagem, animais, alimentos, sub-produtos, enfermidades etc…

Na região em que visitamos encontramos abundância em alimentos a serem usados na suplementação dos animais, como também pastagens com grande potencial de produção quando são tratadas como culturas e recebem atenção como tal. Sem falar na possibilidade da integração lavoura-pecuária que está no quintal de quase todos os produtores de ovinos da região.

CordeiroBIZ no MT debatendo conteúdos técnicosPortanto, falar em potencial de produção de ovinos no estado de Mato Grosso é ser redundante, como em várias outras regiões do Brasil. Só basta querer ser produtivo, para ser. Só basta querer mudar os números.

Após alguns dias de visita a produtores de ovinos e algumas fazendas da região, me deparei com um problema que considero muito sério; a mentalidade dos produtores formadores de opiniões, ou até pior que isso, a mentalidade dos técnicos prestadores de serviços para os produtores que são formadores de opiniões. Salvo algumas exceções, os produtores de ovinos da região não estão dando importância para os parâmetros de produção do seu rebanho e os técnicos que os assistem talvez não saibam nem como quantificar esses números, ficando presos a parâmetros de qualidades que não trarão benefícios dentro de uma ovinocultura de corte focada em resultados.

Felizmente, tal estado é tão produtivo em alimentos e subprodutos que muitas vezes são utilizados na nossa atividade sem enumerar os custos para o produtor. A ovinocultura em Mato Grosso se propagou através de gerações de agricultores vindos da região sul do Brasil que lá estão. Tal atividade que talvez tenha se mantido no estado até então mais por gosto do que por produtividade.

No entanto, após esses dias viajando pelo estado, encontrei alguns PRODUTORES, e não CRIADORES de ovinos, que estão sedentos por informações técnicas para viabilizar a atividade; torna-la realmente produtiva e conseguir enfim comparar dados de produção igual aos agricultores da região que sabem dizer sobre sacas de soja por hectare, ou então de milho na safrinha irrigada, ou sem irrigação; ou até mesmo comparar com números vindos de uma suinocultura modelo para muitas regiões do Brasil, que lá se encontra implantada.

Pensando nisso, estes PRODUTORES, com mentalidade de produção de ovinos para carne, devem pensar na cadeia como um todo. Com calma, avaliar opções de produção e não somente o produto final. Devem pensar em alternativas de produção que se encaixem na realidade de cada propriedade, como produção de fêmeas, reprodutores, cordeiros e até mesmo o ciclo completo.

Mas para isso acontecer, precisa ter técnica de produção, avaliação do rebanho com foco em produtividade, avaliação de manejos produtivos e reprodutivos ideais para região e para cada propriedade, é claro. Customizar os sistemas! E o mais importante: estar com a cabeça focada e aberta para tais mudanças, entendendo que às vezes com menos se faz mais.

Meu nome é Ricardo Dutra, sou coordenador técnico da equipe de campo da CordeiroBIZ e juntos estamos a disposição para alavancar a ovinocultura em MT e em qualquer outra região que queira ser PRODUTIVA.

Forte abraço,

Equipe CordeiroBIZ

Confira o vídeo exclusivo da CordeiroBIZ com os melhores momentos da viagem da equipe em Mato Grosso:

Durante a expedição, CordeiroBIZ participou do Seminário Mato-grossense de Ovinocultura. Confira a matéria elaborada pelo SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio:

SBA - Ovinocultura foi destaque de seminário realizado em Mato Grosso.

CordeiroBIZ – Ovinocultura de Resultados