O Brasil é um país considerado continental, ou seja, a sua vasta extensão territorial permite que tenhamos diferentes condições ambientais e climáticas, o que caracteriza diferentes perfis que devem ser considerados para que possamos definir manejos personalizados para cada região produtora de alimento. Este conceito é importante para sanar questionamentos vitais dentro de uma produção agropecuária, como a escolha do sistema produtivo.

O sucesso da ovinocultura está diretamente relacionado com o planejamento nutricional do rebanho. Sendo assim, entender o cenário em que se está inserido é a primeira etapa para customizar a produção.

Durante o IV Dia de Campo em Ovinocultura, foi apresentada a palestra “Desafios do planejamento nutricional de matrizes”, justamente com o objetivo que priorizar conceitos técnicos que sirvam como base sólida para a construção de um sistema eficiente e lucrativo. O palestrante Rafael Santos firmou quatro pontos para eliminar gargalos no que se refere a alimentação das matrizes para alta produção, descritos abaixo:

1- O planejamento da produção se inicia antes da estação de monta

2- O leite garante o melhor desempenho dos cordeiros ao menor custo

3- A terminação é a fase mais onerosa e não pode ser encarada como uma ferramenta corretiva

4- Nutrição de precisão requer conhecer a fase produtiva e perfil das matrizes

Acesse a palestra na íntegra abaixo e siga a CordeiroBIZ no Slideshare:

[slideshare id=48145729&doc=ivddc-desafiosnutricionaisdasmatrizes-slideshare-150514130414-lva1-app6892]

A equipe de técnicos da CordeiroBIZ está empenhada em trazer soluções aplicáveis para o pecuarista customizar o sistema produtivo das fazendas. É possível acessar as tecnologias oferecidas por meio do site e redes sociais da empresa, eventos e serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos. Produtor, elimine etapas de tentativa-erro dentro da sua fazenda e contrate o SOCO da CordeiroBIZ.

CordeiroBIZ – Ovinocultura de resultados