A ovinocultura ganhou destaque em encontro que aconteceu em Pereiras – SP, pertencente a região de Botucatu, durante a I Exposição do Agronegócio, realizado dia 05 de junho na tradicional Festa do Frango de Pereiras, que em 2015 completou a sua vigésima terceira edição.

Desafios Regionais da Produção de ovinos: histórico, mercado e motivação

A CordeiroBIZ foi convidada por membros da Casa da Agricultura de Pereiras e pela Prefeitura Municipal de Pereiras para realizar uma palestra capaz de guiar a organização dos ovinocultores locais, com a proposta de incentivar o desenvolvimento regional da ovinocultura. Agropecuaristas de segmentos diversos foram mobilizados para participar do encontro que contou com quatro palestras, sendo elas: produção de frango de corte (principal atividade pecuária na cidade), oferecida pela Casa da Agricultura de Pereiras; manejo e produção de pastagens em sistema rotacionado, oferecida pela Casa da Agricultura de Botucatu; desafios regionais da produção de ovinos, oferecida pela CordeiroBIZ; e linhas de financiamento rural, oferecida pelo Banco do Brasil.

De acordo com o prefeito do município de Pereiras, Flávio Paschoal, a proposta em realizar a I Exposição do Agronegócio e o ciclo de palestras foi retomar o foco no produtor rural e na agropecuária local, vez que este é o símbolo da Festa do Frango.

Desafios Regionais da Produção de ovinos: histórico, mercado e motivação

Quem representou a CordeiroBIZ foi o Rafael Santos, analista de projetos da CordeiroBIZ e aluno de mestrado pela FMVZ. Com sua experiência na região, foi possível apresentar dentro da proposta da empresa um projeto de desenvolvimento local. Com novas ideias e perspectivas, questionamentos importantes foram levantados aos produtores com o objetivo de estimular o senso crítico da atuação individual como também incentivar a união para estruturação da cadeia produtiva local.

Desafios Regionais da Produção de ovinos: histórico, mercado e motivação

A região de Botucatu possui condições favoráveis para a produção de ovinos. Os principais pontos levantados na palestra seguem abaixo:

  • Presença da Unesp de Botucatu, que representa o acesso à pesquisa, além de profissionais e programas e extensão universitária;
  • Empresas de tecnologia agropecuária, como a CordeiroBIZ, especializada em ovinocultura;
  • Clima favorável para a produção de pastagens de alta qualidade, além da oferta de alimentos da indústria local;
  • Histórico de incentivos à produção da ovinocultura regional;
  • Canais de comercialização de cordeiros para terminação e abate, além da presença de matrizes de reposição adaptadas a região.

Confira abaixo a palestra apresentada durante a I Exposição do Agronegócio:

[slideshare id=49141168&doc=23festadofrango-2015-150608203355-lva1-app6892]

A equipe de técnicos da CordeiroBIZ está empenhada em trazer soluções aplicáveis para o pecuarista customizar o sistema produtivo das fazendas. É possível acessar as tecnologias oferecidas por meio do site e redes sociais da empresa, eventos e serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos. Produtor, elimine etapas de tentativa-erro dentro da sua fazenda e contrate o SOCO da CordeiroBIZ.

CordeiroBIZ – Ovinocultura de resultados