Este tema será abordado pelo Zootecnista Ricardo Dutra de Oliveira Silveira graduado pela FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba, com pós graduação em produção de ovinos pela Massey University, Nova Zelândia.Atua como consultor técnico em ovinocultura de corte e gerente da Fazenda São Bento, em Frutal – MG. A propriedade está em processo de implantação de sistemas integrados de produção agropecuária com ovinos de alto desempenho e seringueiras para ambientação, produção e recuperação do solo.

A fazenda modelo, Sítio São Bento, é uma propriedade situada na região de Frutal – MG, com área total de 67 ha. O sistema de produção adotado na propriedade foi o sistema de produção ILPF, pois visa o maior aproveitamento da área consequentemente maior rentabilidade na propriedade.

O projeto a ser implantando na propriedade é de ovinocultura de corte com parceria à empresa Cordeiro BIZ.

Em 2014, teve início a primeira etapa, o preparo do solo para o plantio da seringueira. O plantio foi realizado em abril, o preparo da área para plantio foi feito semente nas linhas, deixando o espaço entre linhas com vegetação para prevenir o desgaste do solo e consequentemente perda de qualidade, como também para manter maior umidade no solo e assim operar a irrigação por um menor número de dias mensal.

Tal procedimento foi realizado pensando também nos consórcios que serão realizados entre lavoura/floresta, pois garante melhor qualidade de solo no plantio do milho entrelinhas durante os três primeiros anos de plantio da seringueira e nas linhas de plantio onde será realizado o plantio intercalado de melancia no período seco do ano.

A segunda etapa, dará início nesta safra de verão 2014/2015, onde será intercalado o plantio de milho e sorgo safrinha. Com a colheita da safrinha no ano de 2015 finalizada a área começará a ser preparada em outubro para a formação do campo de fenação. A pastagem a ser utilizada para fenação será o tifton 85, cultivar da família cynodon que apresenta melhor relação de produção para feno de boa qualidade.

A integração silvopastoril com a ovinocultura ocorrerá de forma a garantir abrigo e sombra para os animais, que ajudará especialmente nas épocas de parição e terminação dos cordeiros. O projeto de parceria entre a fazenda modelo, Sítio São Bento, e Cordeiro Biz/ UNESP está em fase de estruturação e adaptações, porém é um projeto que tem duração de pelo menos 5 anos de estudos a serem feitos com os animais após finalizada esta etapa de implantação.

Informações do palestrante adaptadas pela equipe organizadora do I Workshop Internacional em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária “Ovinocultura de Corte”
Interessados em participar do evento, comparecer no dia para fazer sua inscrição. Para mais detalhes clicar na imagem abaixo.