Em maio de 2018, o zootecnista da CordeiroBIZ, André Troy selecionou animais de duas raças da fazenda One Stop Ram Shop (OSRS) para te-rem sua genética exportada ao Brasil. Foram selecionados três reprodutores de cada raça. onde estes foram levados a central Animal Breeding Services (ABS) na cidade de Hamilton, onde foram feitas as coletas de sêmen de acordo com o protocolo criado pelo Ministério da Agricultura para a sua importação pela CordeiroBIZ.

À esquerda: Realização da coleta de sêmen dos carneiros Texel Suffolk selecionadas pela CBIZ; à direita: Animais selecionados sendo buscados na central de coleta de sêmen pela trainee da CBIZ Helena Vieira

À esquerda: Animais selecionados sendo buscados na central de coleta de sêmen pela trainee da CBIZ Helena Vieira; à direita: Realização da coleta de sêmen dos carneiros Texel Suffolk selecionadas pela CBIZ

Reprodutores da raça terminal Texel Suffolk e da raça materna Finn Texel foram selecionados dentro do rebanho da fazenda OSRS. A seleção foi feita a partir dos resultados da Sheep Improvement Ltd (SIL), programa de melhoramento genético da Nova Zelândia que utiliza performance recording e progênie para classificar os animais. Os selecionados ficaram entre os 10 primeiros coloca-dos dentro deste programa e tiverem uma rigorosa análise de seu fenótipo, tendo todo o histórico acompanhado pelo André por um ano.

A SIL é o banco de dados de registro de desempenho e avaliação genética da indústria de ovinos da Nova Zelândia. O Programa existe para ajudar os fazendeiros comerciais a fazerem escolhas mais lucrativas para a sua fazenda. Dentro do programa, um teste de progênie é usado para comparar o desempenho de um carneiro, comparando como sua progênie atua sob as mesmas condições ambientais em relação à progênie de outros carneiros.

Matrizes Texel Sufffolk selecionadas para a estação de monta junto ao reprodutor

Matrizes Texel Sufffolk selecionadas para a estação de monta junto ao reprodutor

Em relação as atividades, a fazenda inicia seu ciclo reprodutivo entre as duas primeiras semanas de março com a estação de monta, onde este ano teve seu inicio no dia 14 de março e foi finalizada dia 18 de abril, completando dois ciclos estrais (17 dias). O ano inteiro é planejado em torno do ciclo de reprodução das ovelhas, sendo estas somente alimentadas á pasto. A melhor pastagem é oferecida quando estas se encontram em lactação e um mês antes do acasalamento, onde é oferecido as ovelhas um mix de pastagem onde se encontra gramíneas C3 e trevo.

À esquerda: Alunos da escola agricola Feilding Agricultural College tendo aula prática sobre seleção de ovinos e melhoramento genético na fazenda One Stop Ram Shop; à direita: Robin mostrando aos alunos sobre o incremento genético que pode ser ganho a cada geração com o uso de performance recording e seleção adequada.

À esquerda: Alunos da escola agricola Feilding Agricultural College tendo aula prática sobre seleção de ovinos e melhoramento genético na fazenda One Stop Ram Shop; à direita: Robin mostrando aos alunos sobre o incremento genético que pode ser ganho a cada geração com o uso de performance recording e seleção adequada.

Quinze dias antes de se começar a estação de monta, foram colocados rufiões junto as matrizes para sincronizar os cios e concentrar os estros, com esse manejo eles chegam perto de 100% de concepção em aproximadamente 30 dias de monta. Os rufiões são retirados no mesmo dia que os reprodutores são colocados em seus respectivos grupos. Estes são marcados com uma tinta na parte superior do pescoço, facilitando sua visualização no pasto, lotes de 50 a 60 ovelhas por carneiro de cada raça foram formados (Finn, Finn Texel, Quarter Finn Texel, 3/8 Finn Texel, Texel Suffolk e Dorper). Depois do término da estação, as fêmeas são colocadas juntas, sendo sempre transferidas de piquete a cada 4 dias até a época de nascimento e , além das atividades relacionadas ao rebanho, a fazenda vem participando de experimentos científicos junto a Universidades, estando sempre aberta para visitas de alunos de qualquer quer idade e país.

Colagem sem título

À esquerda: André conferindo animais do lote para estação de monta no XR500 da Trutest. ; à direita: Brasileiros, estadunidenses e neozelandenses trabalhando juntos.(Colin, Helena, Robin, Jhon e André)

Em março deste ano, 70 estudantes entre 14 e 15 anos do colégio agrícola Feilding Agricultural College visitaram a fazenda OSRS. Estes tiveram uma manhã regada de ensinamentos sobre as principais características de cada raça e dos produtos gerados entre seus cruzamentos.  Os métodos de seleção visuais e as mensurações de dados zootécnicos (performance recording) que são feitas para serem utilizadas em um programa de melhoramento genético de precisão também foram mostrados.

Mais informações:
Email: contato@cordeirobiz.com.br
Tel: (14) 3880-2983
Equipe CordeiroBIZ