A CordeiroBIZ é muito questionada pelos produtores e técnicos sobre a produção de ovinos: qual a melhor pastagem? Qual a melhor raça? Qual o melhor sistema? E a resposta que sempre é dada, é que tudo DEPENDE!

Para produzir ovinos que apresentem alto desempenho, ou seja, animais que trazem maior produtividade e rentabilidade aos rebanhos, faz-se necessário observar três pontos essenciais:

Manejo – Nutrição – Genética

Pilares para o sucesso da ovinoculturaNão basta apenas investir em um dos itens, sabendo que estes pilares só podem trabalhar juntos para reduzir os gargalos da fazenda. Estes são os conceitos basais da Zootecnia e que, quando aplicados nas fazendas, resultam em máxima produção no menor tempo, visando maior lucro e levando em conta o bem estar animal e a sustentabilidade do sistema em longo prazo.

Precisa ficar claro que a seleção genética do plantel só será possível depois de ajustado o calendário de atividades e manejos da fazenda, como também a definição de um planejamento nutricional preciso. Dessa forma, será possível identificar os pontos fracos do rebanho, e corrigi-los por meio da seleção de matrizes e reprodutores que agreguem às deficiências do plantel.

Para identificar os fatores que cada produtor precisa focar, sejam essas carências a habilidade materna, fertilidade, desempenho em ganho de peso ou até precocidade, imunidade, e diversas outras características selecionáveis, É FUNDAMENTAL conhecer o histórico do seu rebanho e dos animais que serão comprados para seu plantel. Só assim poderemos trabalhar com melhoramento genético. Vale ressaltar que um reprodutor com deficiências quando utilizado na fazenda, terá sua genética perpetuada nos próximos ciclos, e o produtor despenderá de recursos e tempo para corrigir tais falhas. Com isso, a atenção do produtor deve ser priorizada na nutrição e no manejo, pois para manter um rebanho com uma genética superior que aumente os índices de produção da sua fazenda, a exigência do plantel será muito maior.

A CordeiroBIZ está empenhada em solucionar os déficits da sua fazenda, pois constantemente estamos estudando para apresentar as informações mais relevantes do mercado e técnicas de produção que atendam à crescente demanda. Venha conhecer nossa tecnologia SOCO e as metodologias de trabalho que podemos adotar em sua fazenda.

Forte abraço,

Equipe CordeiroBIZ