Pular para o conteúdo

CordeiroBiz

Dia de Campo para ovinocultores apresentará novas perspectivas na forma de gerir o negócio

“Não adianta só debater técnica se a visão do negócio não for mudada”.

Baseada nesse conceito, a equipe de profissionais do projeto CordeiroBIZ – Ovinocultura de Corte estruturou o seu II Dia de Campo para ovinocultores com o tema ‘Planejando a Produção de Cordeiros’. O evento será realizado na Cabanha Mantovinos, em Porangaba – SP, no dia 30 de junho deste ano. A expectativa é fortalecer o trinômio “universidade-tecnologia-produtor”, no qual o ovinocultor, como elo principal da cadeia, será motivado a buscar resultados concretos para sua produção.

II Dia de Campo para Ovinocultores: planejando a produção de cordeiros

Quando o assunto é gargalos da ovinocultura brasileira inúmeras são as informações divulgadas e amplamente conhecidas por todos aqueles ligados direta ou indiretamente à cadeia como um todo. Ao oferecer um novo conceito baseado em foco e organização à indústria ovina no Brasil, a proposta principal do II Dia de Campo é iniciar o direcionamento de esforços para a busca de soluções concretas e viáveis ‘dentro da porteira’ para que haja aumento da produtividade do rebanho e objetividade no negócio.

“Precisamos abrir os olhos para as oportunidades que o mercado nos oferece, e o cenário nunca foi tão favorável. Além da necessidade imediata para aumento na produção da carne de cordeiro devido à demanda do mercado, temos todas as ‘cartas na mão’ para alavancarmos de vez o negócio: tecnologias prontas para serem aplicadas, profissionais entusiasmados, geografia, clima, e inúmeras pessoas interessadas em produzir” explica o zootecnista Rafael Fernando dos Santos, coordenador do projeto CordeiroBIZ. A decisão para que o caminho possa ser trilhado com sucesso está na mão dos ovinocultores, “e a hora é agora!”, acrescenta.

Os temas abordados no dia de campo pelos palestrantes irão posicionar os participantes numa linha de raciocínio que os levará desde o entendimento do cenário em que estão inseridos (zootecnista Daniel Montanher Polizel), soluções para o gargalo da mão-de-obra (zootecnista Ana Carolina Prado Zara) até uma atividade prática que irá apresentar raças com aptidão para produção de carne, gerenciamento da seleção genética do rebanho e programas de melhoramento genético. A prática será ministrada pelo zootecnista Renato Mantovani, proprietário da Cabanha Mantovinos, e pela zootecnista Dayanne Martins Almeida, gerente de projetos do CordeiroBIZ e representante técnica na América do Sul da One Stop Ram Shop, Nova Zelândia.

Complementando os temas iniciais do dia de campo e a prática, o evento contará ainda com a palestra da Dra. Bruna Silva, que irá debater o parasitismo em ovinos, a epidemiologia dos parasitas no ambiente e o impacto desse conhecimento nas decisões técnicas. “Precisamos conscientizar os produtores sobre os conceitos práticos da parasitologia, a biologia dos parasitas e como isso se aplica a campo, para que as pessoas parem de tomar decisões baseadas no ‘achismo’, o que prejudica a produção”, completa a pesquisadora.

Com relação à atividade prática, a zootecnista Dayanne Almeida pretende desmitificar alguns conceitos sobre melhoramento genético e apresentar novas possibilidades que alavanquem a produção e garantam sustentabilidade ao empreendimento para os ovinocultores. “As estatísticas de uma ovinocultura, mesmo cambaleante, nunca a colocaram numa melhor posição do que agora, queiramos nós ou não, é fato. Infelizmente, quando se menciona sobre melhoramento genético, duas são as reações cerebrais do ovinocultor: melhoramento genético = reprodutor de meio milhão e/ou melhoramento genético = filme de ficção científica, mas a realidade é outra, e precisa urgentemente ser colocada em prática”.

Sucesso é uma questão de foco!

A partir da realização do dia de campo, é esperada uma mobilização por parte dos ovinocultores na construção de um novo caminho, baseado na organização dos sistemas de produção de cordeiros focados em resultados. Só assim a cadeia terá forças para se estruturar e atender às necessidades de quem produz e de quem compra.

Os organizadores do II Dia de Campo para Ovinocultores: planejando a produção de cordeiros convidam a todos os interessados, produtores, amantes da ovinocultura de corte, investidores e atuantes da cadeia a participarem do evento. Maiores informações, inscrições e detalhes sobre a proposta encontram-se na página do II Dia de Campo.

Equipe CordeiroBIZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *