A equipe da CordeiroBIZ trabalha junto a produtores de ovinos na gestão da produção e comercialização dos animais. No início de 2019, os rebanhos de fazendas localizadas nas cidades de Botucatu, Bofete e Lençóis Paulista, no estado de São Paulo, e Jacutinga, Minas Gerais, foram cadastrados no programa SOCO – Sistema Operacional Customizado em Ovinocultura para o planejamento zootécnico da estação de monta. Cada fazenda teve sua estação de monta agendada para início em meses distintos. Lençóis Paulista iniciou em fevereiro, Jacutinga em março, Botucatu em abril e Bofete em maio. Dessa forma, os produtores estão organizados para abastecer o mercado dentro de uma janela maior de tempo. As ovelhas que participam do programa possuem raças mistas, predominando animais Dorper e Santa Inês. Os carneiros utilizados para as EMC foram das raças Dorper e Poll Dorset.

Colagem sem título (8)

À esquerda: Fazenda que utiliza o SOCO em Bofete – SP; à direita: Formação de novos piquetes para produção dos ovinos em pastagem em Jacutinga – MG

Ajustes no manejo da pastagem foram implementados, visando melhor aproveita-mento da forragem na época das chuvas e redução dos custos de produção. Em paralelo, foi iniciado o planejamento nutricional dos ovinos no período da seca, que coincide com as fases de maior exigência das ovelhas: pré-parto e lactação. Dietas foram formuladas para atender as necessidades de cada rebanho, com base no manejo da pastagem. Como volumoso, o principal insumo utilizado é a silagem de milho. Foi recomendado pela equipe a compra de Resíduo de Cervejaria Úmido (RCU), que tem apresentado excelentes resultados na nutrição de ovinos.

O objetivo é manter as ovelhas com escore de condição corporal (ECC) adequado durante o ciclo produtivo da pré-estação de monta até o desmame dos cordeiros. O monitoramento do ECC é feito pelo programa SOCO, que alerta a equipe da fazenda qual o momento de coletar os dados e como coletar. Uma vez inseridos os dados no programa, os lotes são separados, e a equipe técnica recomenda a melhor dieta para cada lote.

Colagem sem título (9)

À esquerda: Fazenda cliente em Jacutinga – MG durante a visita da equipe CordeiroBIZ; à direita: Rebanho pronto para ser diagnosticado da Fazenda de Lençóis Paulista – SP

Com a utilização do SOCO, é possível produzir cordeiros padronizados conforme a exigência do mercado consumidor e estabelecer uma frequência na entrega, uma vez que o sistema permite prever a produção de cada lote ao processar os dados de produção. Produtores que queiram fazer parte do grupo e usufruir das tecnologias disponibilizadas pela empresa devem fazer contato com a equipe.

Email: contato@cordeirobiz.com.br
Tel: (14) 3880-2983
Equipe CordeiroBIZ