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Estudo de Marca (1)

O cordeiro representando uma carcaça de qualidade: esse é o foco!

Representação de um sistema ‘ganha-ganha’, onde o Ovinocultor é o elo principal da cadeia, já que ele é o responsável pelos resultados dos cordeiros.
Representação de um sistema ‘ganha-ganha’, onde o Ovinocultor é o elo principal da cadeia, já que ele é o responsável pelos resultados dos cordeiros.

O cenário da ovinocultura de corte no Brasil apresenta claramente uma necessidade urgente de se estruturar e se profissionalizar para produzir um produto final de qualidade. Observando o potencial do nosso país e os exemplos de cadeias sustentáveis e bem sucedidas que produzem proteína animal, temos largos passos a serem dados para expressarmos o peso que a cadeia pode ter no PIB nacional, se tornando auto-suficiente para sustentar o consumo interno e ostentar mercados internacionais.

Olhando o cenário macro, observa-se a busca de uma carne de qualidade pelo mercado consumidor, um padrão de cortes e uma constância na oferta desse produto, pressionando a cadeia como um todo a se adequar a essa demanda. O frigorífico busca animais a campo que atendam a um padrão, e então se inicia uma seqüência de dificuldades, como encontrar cordeiros de qualidade, que ‘empacam’ o desenvolvimento sustentável da atividade. Necessita-se incentivar a criação regional de ovinos, entender a realidade da região e focar o sistema de produção, organizando as atividades dentro das propriedades.

Quando o foco da atividade é a produção de cordeiros que resultem uma carcaça de qualidade, toda a cadeia deve trabalhar para que esse objetivo seja alcançado, pois os elos não são independentes. Os primeiros passos começam dentro da propriedade, com o entendimento dos sistemas de produção de ovinos e suas aplicações. Sem perder o foco, todos devem trabalhar em conjunto para que o mercado consumidor seja atendido. Se uma propriedade optar, após analisar o cenário macro em que está inserida, pela produção e venda de cordeiros desmamados, por exemplo, o foco continua sendo o mesmo: a qualidade final da carcaça desse cordeiro. Devemos nos conscientizar da interdependência de todos dentro de uma cadeia (os elos são parceiros, e não devem concorrer entre si), pois só assim os objetivos propostos serão alcançados com excelência.

As propostas de parcerias dentro de uma cadeia devem seguir um sistema ‘ganha-ganha’. Todos devem ser beneficiados pelos resultados, para isso é clara a necessidade de união, onde os envolvidos precisam se conhecer, conversar, levantar dificuldades e apresentar soluções, para que o caminho da estruturação seja sustentável. Se esse sistema de parcerias ‘ganha-ganha’, em um determinado momento passar a ser uma parceria ‘ganha-perde’, o elo que ‘perde’ irá desestabilizar a cadeia, inevitavelmente comprometendo o resultado final.

A verdade é que cada produtor deve se conscientizar de que o início desse processo começa dentro da porteira, com a organização do sistema de produção. Quem produz a carne é o ovinocultor, ele detém o produto, a matéria-prima, isso lhe dá o poder da negociação e as ferramentas para incorporar o sistema ‘ganha-ganha’ para a cadeia da ovinocultura. O ovinocultor assumindo essa postura e tendo em mãos as melhores e mais rentáveis carcaças (resultados da profissionalização do seu sistema de produção), ele construirá o alicerce para essa nova realidade.

Equipe CordeiroBIZ

2 comentários em “O cordeiro representando uma carcaça de qualidade: esse é o foco!”

  1. Eu gostaria de saber como comercializar a carne de cordeiro. Eu tenho uma fazenda em MG e estou pensando em produzir cordeiro p/ corte mas preciso mais informações de como colocar este produto no mercado

  2. Olá, obrigado pelo contato!
    Suas dúvidas são muito importantes, pois antes de investir na produção de cordeiros devemos entender o cenário em que estamos inseridos. A venda dos animais pode ser diretamente com frigoríficos, em conjunto (cooperativas de produtores), intermediários… esse escoamento vai depender da região em que você se encontra, e também do seu objetivo como produtor. Como você está iniciando uma criação, deve-se avaliar o seu objetivo, para assim poder planejar todo o sistema de produção de cordeiros na sua propriedade. Dentre as possibilidades (produção de carneiros melhoradores, cordeiros comerciais para abate, borregas, cordeiros desmamados para engorda…), escolher a que melhor se encaixa no seu perfil como produtor, perfil da sua propriedade e o cenário da sua região. A procura por cordeiros é constante. Um exemplo é o frigorífico Clube do Cordeiro localizado em Itapira – SP, que chega a comprar animais nas redondezas de Belo Horizonte – MG, pois a demanda pela carne é crescente, o que pressiona quem abate a aumentar o seu deslocamento na busca pelos cordeiros.
    Estamos organizando o II Dia de Campo para Ovinocultores, com o tema planejando a produção de cordeiros, e a primeira palestra abordará essa sua dúvida. Começaremos o evento debatendo sobre a importancia de se conhecer o cenário em que se está inserido para evitar erros durante a estruturação do sistema de produção.
    Convido você a participar do evento, que será realizado dia 30 de junho, em Porangaba – SP na Cabanha Mantovinos – conheça a página do evento (https://www.cordeirobiz.com.br/ii-dia-de-campo/).
    Espero ter te ajudado. Qualquer dúvida que tenha não hesite em nos contatar.
    Obrigado

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