O tema “produção em sistema superprecoce” é trabalhado pelo professor Dr. Mario De Beni Arrigoni, que possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), mestrado em Nutrição Animal e Pastagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1990) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Professor adjunto III (livre docente) de Nutrição Animal do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da FMVZ, Câmpus de Botucatu/UNESP.

Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos jovens, confinamento, qualidade de carne, valor nutritivo dos alimentos, avaliação de carcaça por ultrassom em ovinos e bovinos e pesquisador da linha de produção de bovinos no modelo biológico superprecoce. Coordenador Executivo (Diretor) da Unidade Experimental – Curso de Zootecnia- Unesp- Dracena-SP(2005-2013). Coordenador da Empresa Junior em nutrição de Ruminantes-NUTRIR (desde 2003).

A cadeia produtiva de carne do Brasil vem se modificando para atender às exigências do mercado consumidor, cada vez mais exigente em relação à qualidade do alimento e sustentabilidade de produção. Tem se buscado aumentar a eficiência de produção, otimizando o uso de recursos genéticos, ambientais e produtivos, com o objetivo de produzir mais carne em menos tempo e menor área.

No Brasil a produção de ovinos é incipiente e pouco tecnificada. Para atingir às exigências deste mercado, que é crescente, é preciso produzir carne ovina com regularidade e qualidade. Dentro deste contexto, a terminação no modelo superprecoce é uma estratégia importante, para regularizar a oferta e garantir a qualidade do produto. Sendo que, a escolha das raças é de extrema importância quando se busca produzir cordeiros pesados para abate superprecoce.

A intensificação dos sistemas de produção de ovinos deve buscar maior competitividade, para obtenção de produtos de qualidade e maior eficiência de avaliação destes no custo de produção e desempenho animal.

Informações do palestrante adaptadas pela equipe organizadora do I Workshop Internacional em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária “Ovinocultura de Corte”

O palestrante abordará temas sobre a produção de bovinos superprecoces e também sobre as ferramentas utilizadas para a terminação de cordeiros em modelo superprecoce durante o Workshop. Interessados em participar do evento, comparecer no dia para fazer sua inscrição. Para mais detalhes clicar na imagem abaixo.