Pular para o conteúdo

CordeiroBiz

Retrospectiva CordeiroBIZ 2012: o futuro aplicado no presente

A equipe do CordeiroBIZ traz neste artigo uma retrospectiva das propostas apresentadas e resultados alcançados no ano de 2012. As conquistas para o setor ovino se iniciaram no momento em que as pessoas que compartilham dos mesmos ideais decidiram se empenhar na construção de um novo cenário.

Pessoas motivadas com a proposta é o alicerce para o sucesso do negócio. Faça parte da mudança e compartilhe essa ideia: ovinocultura de resultados.
Pessoas motivadas com a proposta é o alicerce para o sucesso do negócio. Faça parte da mudança e compartilhe essa ideia: ovinocultura de resultados.

O ano começou com o lançamento do nosso site e a realização do II Dia de Campo para Ovinocultores, onde apresentamos nossa equipe e proposta para nosso público. Durante o mês que antecedeu esse evento a equipe do CordeiroBIZ caiu na estrada para desbravar algumas regiões do Brasil e a ovinocultura presente nelas. Viajamos do Paraná para a Bahia, Minas Gerais e diversas regiões do estado de São Paulo. Também foi possível conhecer inúmeros profissionais e atuantes da cadeia ovina, resultando em amizades e parcerias pelo caminho.

As conquistas do primeiro semestre de 2012 foram foco de motivação para que pudéssemos iniciar os debates sobre o mercado do cordeiro através da elaboração de artigos para o tema. Debatemos no Blog “Ações CordeiroBIZ” a influência do preço dos grãos na rentabilidade do ovinocultor, a competição no pasto da ovelha com o boi, a busca do consumidor por carne de qualidade, a comercialização dos animais terminados e outros temas que direcionam o pecuarista a organizar a sua produção, seu sistema e a gerenciar os custos de produção e índices zootécnicos.

É emergencial para o sucesso da atividade no Brasil que os produtores adotem os conceitos de FOCO e ORGANIZAÇÃO em seus empreendimentos.

Foi necessário destacar a importância do conhecimento técnico aplicado nas tomadas de decisão dentro e fora da porteira. Dessa forma será garantida a rentabilidade da atividade para o pecuarista.

Buscamos despertar a consciência dos leitores, profissionais e parceiros sobre a importância em darmos prioridade para a capacitação da mão-de-obra no campo. Fica clara a necessidade de uma mudança na forma de pensar e agir para que melhores frutos possam ser colhidos da ovinocultura. O profissional diferenciado precisa, antes de tudo, almejar resultados diferenciados. Essa formação se inicia desde a fase de estudante e universitário, e deve ser sempre aprimorada. O estudo constante permite que o profissional possa pensar a fundo todo o sistema de produção, não deixando espaço para falhas.

Como destaque, chamamos a atenção para a PRODUTIVIDADE da ovelha e o potencial que ela pode expressar dentro da nossa pecuária. Vale a pena reforçar que os principais pontos com relação à produtividade são o giro de produção da ovelha e os resultados positivos na conta quando realizado um manejo nutricional direcionado eficiente.

Os conteúdos produzidos por nossa equipe são o subproduto de todas as ações a campo desenvolvidas pelo CordeiroBIZ. Essas ações unem profissionais de todos os elos da cadeia para desenvolver conceitos de produção de cordeiros competitivos no mercado das commodities. Apresentamos conhecimentos aplicáveis, experiências e propostas para mudar a realidade dos ovinocultores.

O CordeiroBIZ é do campo e seu trabalho é focado no sucesso do pecuarista que atua com a ovinocultura de corte.

Como referência, gerenciamos o projeto “Fazenda Viva Modelo”, que teve início em uma propriedade na cidade de São Sebastião da Grama, São Paulo, no ano de 2011. Em 2012 expandimos o projeto principal para outra propriedade localizada em Santa Cruz do Rio Pardo – SP e contamos com outras sementes germinando em outras terras. Necessitamos que os produtores se inspirem em exemplos bem sucedidos aplicáveis, calcados em resultados concretos.

Falando em inspiração, a Nova Zelândia, país das ovelhas, esteve presente conosco nessa caminhada rumo ao despertar do “gigante adormecido” da nossa pecuária: a ovinocultura de corte. Os conceitos foram facilmente assimilados, vez que os resultados são imediatos. Apresentamos as dicas dos neozelandeses para quem atua diretamente com os animais, exemplos bem sucedidos no Brasil e informações referenciais em nossos artigos e estudo.

O CordeiroBIZ é do campo e o conhecimento é para todos.
O CordeiroBIZ é do campo e o conhecimento é para todos.

Para 2013 as realizações serão dobradas. Acompanhe a nossa equipe pelas redes sociais (Facebook, Twitter e Linkedin) e fique por dentro das últimas novidades, lançamentos e acontecimentos. Seguiremos fortes rumo às transformações que almejamos para a indústria ovina brasileira.

O mercado aguarda esta decisão!

Equipe CordeiroBIZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *