As startups são empresas inovadoras, com uma ideia diferenciada, normalmente em um cenário de incertezas e que pode ser expandido. Para uma empresa ser enquadrada na definição de startup ela precisa atender a alguns critérios como: ter um modelo de negócios que gera valor, trabalhar com uma nova ideia, ser repetível, o que significa que a sua “ideia nova” pode ser praticada da mesma forma por outros indivíduos e ser escalável tendo a possibilidade de crescer cada vez mais (SEBRAE, 2014).

A CordeiroBIZ é uma startup e se enquadra nos principais critérios. A empresa trouxe ao mercado da ovinocultura o SOCO – Sistemas Operacionais Customizados em Ovinocultura, um novo software que ajuda o produtor em diversos âmbitos da ovinocultura seja na seleção de rebanhos, orientações de manejo e no monitoramento da produção.

No início da trajetória de uma empresa, principalmente das que trazem novidades, é necessário investimento de capital e, no caso da CordeiroBIZ, ela recebe o apoio do programa FAPESP-PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas). Ao longo da sua trajetória, uma startup pode receber diversos apoios, como dos chamados investidores-anjo para continuar desenvolvendo sua tecnologia e expandindo o mercado.

Em agosto de 2021, a equipe da CordeiroBIZ participou de reunião para discutir o “marco legal das startups” no Brasil. Esse encontro fez parte do ciclo de treinamento do Ecossistema de Startups Inovadoras – iCorps, do estado de São Paulo, do qual a CordeiroBIZ é membro. O palestrante Bruno Portela destacou que as startups conseguiram um novo espaço no mercado com o chamado “MLSEI – Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador”, que regulariza e facilita a contratação das startups por órgãos públicos, com a finalidade de trazer novas tecnologias para a solução de problemas no setor (PORTELA, 2021).

No Agronegócio, as startups envolvidas com tecnologia são uma alternativa muito promissora. O Radar Agritech (2020/2021) mostrou que os agricultores brasileiros são os que mais fazem operações utilizando algum meio digital no mundo. Hoje em dia, as startups presentes no cenário do agronegócio são voltadas para otimizar e facilitar os mais diversos tipos de produção de maneira tecnológica, melhorando a gestão dos processos, a qualidade do produto final e o lucro.

A empresa @Tech é um ótimo exemplo de startup. Desde 2018, estão operando comercialmente seu software que monitora o desempenho individual e diário do gado no confinamento. Hoje em dia, atuam em mais de 6 estados brasileiros e no Paraguai.

Outro bom exemplo de startup que chegou a patamares internacionais é a BovControl, criada em 2013. Desenvolveu um software que permite, além de gerenciar o rebanho, garantir também a qualidade do produto final. Juntamente com o software, foi criada uma ONG que atua internacionalmente ajudando produtores a garantirem certificados de atuação ética na atividade.

Já pensou em contratar uma empresa startup para impulsionar o seu negócio? Faça parte do novo cenário do agro inovador e eficiente. Faça parte da ovinocultura de resultados junto com a CordeiroBIZ.

Autores: Rafael Fernando dos Santos e Thaís Moreira Gentini.

REFERÊNCIAS
O QUE é uma startup?: Um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. Entenda.. [S. l.], 24 ago. 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-uma-startup,6979b2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 22 ago. 2021.
PORTELA, Bruno. A hora e a vez das contratações de inovação: Uma análise do procedimento de compra pública do Marco Legal de Startups e do Empreendedorismo Inovador. [S. l.], 16 jul. 2021. Disponível em: https://www.jota.info/coberturas-especiais/inova-e-acao/a-hora-e-a-vez-das-contratacoes-de-inovacao-16072021. Acesso em: 24 ago. 2021.
TRAVAIOLI, Gustavo; REZENDE, Gustavo; NOGUEIRA, Igor. ANÁLISE DOS MODELOS DE NEGÓCIOS DAS STARTUPS DO SETOR AGRÍCOLA (AGTECHS) BRASILEIRAS: UM RECORTE A PARTIR DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE PIRACICABA/SP. A Economia em Revista, [s. l.], v. 27, n. 3, p. 17-30, set/dez 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/54752/751375151137. Acesso em: 22 ago. 2021.
BOVCONTROL, a startup brasileira que combate a fome. [S. l.], 26 ago. 2017. Disponível em: https://blogdosinventores.com.br/bovcontrol-startup-brasileira-que-combate-fome/. Acesso em: 27 ago. 2021.