A produção ovina brasileira mostra-se muito refém dos valores de commodities que o mercado oferece. Diferente das cadeias de carnes brasileiras, o produtor de ovinos não foca o investimento para um retorno financeiro e acaba subutilizando o potencial de produção do ovino, acarretando maiores custos final, assim como vendas picadas durante o ano.
Essa desorganização está sujeita as oscilações de valores de grãos e por consequência, o resultado nas vendas terão valores diferenciados no que diz respeito ao lucro líquido do produto: o cordeiro!
O produtor deve sempre ter em mente que o investimento pecuário deve ser tratado com seriedade para que haja um retorno financeiro. Dessa forma, faz-se necessário conhecer e conseguir trabalhar com a reprodução dos ovinos, buscar melhores épocas de pastagens e consequentemente valores menores dos grãos.
O cenário brasileiro reflete valores diferenciados para época de águas e seca e as cadeias de produção cárneas trabalham suas compras nesse sentido, buscando o melhor fechamento para animais confinados ou suplementados em campo.
A harmonia entre todos esses pontos começa a ficar clara quando há uma discussão direta entre a rigorosa meta traçada no ano com relação à produção de cordeiros gordos e como comportar-se mediante o mercado de commodities. Os grãos que lideram os valores de mercado de energia e proteína são referencia para o pecuarista entender até que ponto devem-se buscar alternativas de subprodutos e até que ponto, produtos mais caros serão mais responsivos ao sistema de cordeiros superprecoces ou criados com suplementos em campo.
O produtor que sabe o que o seu pasto produz e que traça metas anuais de produção, não pode pular a etapa de programação dos suplementos.

Produtor! O conhecimento é a base para a solidez do seu negócio. Seja assertivo nas suas decisões. Estude o mercado e planeje sua produção.
Equipe CordeiroBIZ