O planejamento nutricional é o primeiro passo para a estruturação de um sistema produtivo ovino. Nessa etapa devemos organizar o manejo da pastagem e decidir pela suplementação.

4 PONTOS para o sucesso do planejamento nutricional das suas ovelhas

Destacamos quatro pontos para o pecuarista ter sucesso na nutrição das suas ovelhas:

1. Conhecimento técnico

4 PONTOS para o sucesso do planejamento nutricional das suas ovelhasTodas as ações partem de decisões calcadas em um raciocínio fundamentado. Negligenciar o auxílio de um técnico especializado para organizar os protocolos de produção de ovinos, nos quais a nutrição é a base do sistema, diminui as chances de sucesso do empreendimento. O conhecimento técnico permite definir o FOCO com clareza e um planejamento assertivo. Busque produtores bem sucedidos dentro e fora do Brasil e compartilhem experiências! Descubra a técnica de quem apresenta resultados e inspire-se para se aperfeiçoar como profissional da ovelha.

2. Pastagem como a base do sistema

4 PONTOS para o sucesso do planejamento nutricional das suas ovelhasOs ovinos são herbívoros e a forragem é o alimento de menor custo a ser ofertado ao rebanho. O protocolo de manejo da pastagem a ser implantado na propriedade é o primeiro ponto de estrangulamento do sistema. Para maior liquidez do cordeiro, a pastagem deve ser priorizada e trabalhada em seu ponto ótimo de corte. Um pasto bem manejado assegura uma dieta balanceada e barata. Investir na reforma das áreas para maior qualidade e produtividade do volumoso influencia diretamente na taxa de lotação e produtividade por área. Cuide bem do seu pasto, pois a ovelha é consequência do seu manejo!

3. Suplementação de precisão

4 PONTOS para o sucesso do planejamento nutricional das suas ovelhasOvinos de alta produtividade possuem elevada exigência nutricional o ano todo. Uma ovelha para desmamar 40 kg de cordeiro necessita passar o ciclo anual de produção com escore de condição corporal de 3,5 para alcançar esse resultado. Sendo a pastagem a base do sistema, devemos considerar que no Brasil ela é estacional. O valor nutricional e volume produzido variam muito durante os períodos de águas e seca. Outro ponto são as diferenças climáticas que dificultam o desenvolvimento de forrageiras de melhor valor nutritivo em regiões de clima mais quente. Independente da realidade climática da propriedade, ao se ter um pasto manejado em sua máxima produtividade, possuímos a opção de suplementar as deficiências da pastagem. Esse sistema viabiliza a produção em realidades distintas, vez que permite executar planejamentos nutricionais de forma precisa sem negligenciar as exigências de nenhuma categoria.

4. Condições justas de seleção

4 PONTOS para o sucesso do planejamento nutricional das suas ovelhasAções voltadas a seleção e programas de melhoramento genético serão falhas se o planejamento nutricional for mal aplicado. Em um sistema que falte comida, teremos animais penalizados na seleção por erro de manejo e planejamento. Para atingir um padrão de excelência em eficiência produtiva, o ovinocultor precisa cumprir as etapas de planejamento nutricional, possibilitando uma seleção justa do rebanho. Nesse ponto, os ganhos em produtividade são baseados no incremento genético. Busque seus resultados!

E você produtor, baseado na sua experiência, considera outro ponto relevante para o sucesso do seu planejamento?

Equipe CordeiroBIZ