A equipe CordeiroBIZ esteve presente na XXX Fenovinos, 1ª Fenovinos Paraná e 3º Encontro Mercadológico da Carne, no Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa, entre os dias 17 e 22 de julho de 2017. O evento teve como objetivo fortalecer a cadeia da ovinocultura no Paraná ao reunir em um mesmo local exposições de animais e palestras sobre o mercado da carne ovina, com destaque para o Rally do Cordeiro, onde foram visitadas propriedades rurais nas proximidades de Ponta Grossa.

No ano de 2016, o CordeiroBIZ esteve em Ponta Grossa onde participou do 2º Encontro Mercadológico da Carne, com a palestra “Modelos de Cooperação para Fortalecer a Ovinocultura”, ministrada pelo fundador do startup, o Zootecnista Rafael Fernando dos Santos. Neste ano, o tema foi “Ovinocultura Brasileira do Pasto ao Prato”, com os resultados da pesquisa inovativa em andamento no startup. O produtor neozelandês Robin Hilson da One Stop Ram Shop, empresa parceira do CordeiroBIZ, abriu o ciclo de palestras, com a apresentação “Modelos Eficientes na Produção e Gestão na Ovinocultura da Nova Zelândia”, na qual mostrou a realidade da ovinocultura em seu país no passado, o desempenho atual e o potencial produtivo do Brasil no cenário mundial. Estas palestras foram customizadas para a situação atual da ovinocultura no estado do Paraná e experiência da equipe, incluindo do Sr. Robin Hilson, em Ponta Grossa.

No cronograma do evento, o Professor Dr. Victor Pedrosa da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa e pesquisador associado do CordeiroBIZ, apresentou de forma prática como realizar um programa de seleção de ovinos nos planteis comerciais e de elite. Para encerrar o evento, o Professor Dr. Carlos Sañudo falou sobre sua linha de pesquisa em qualidade da carne ovina na Espanha.

Fenovinos

Mesa redonda após as palestras. Participação da Zootecnista Janayna Navroski do Cordeiro CooperAliança, Guarapuava – PR. Da esquerda para a direita: Rafael Santos, Robin Hilson, Izaltino Cordeiro, Victor Pedrosa e Janayna.

Foram seis dias de encontros para debater e vivenciar a ovinocultura.

“O nível de maturidade nas ações e falas dos organizadores mostraram a coerência do grupo com relação aos rumos da ovinocultura na região de Campos Gerais. O Encontro Mercadológico da Carne é a principal ferramenta de promoção dos conceitos que precisam ser adotados pelas fazendas e agentes do arranjo produtivo. Temos que colocar o mercado e as transações em destaque. Interligar o produtor com as demandas do mercado em relação à escala e qualidade”, destacou Rafael Santos. “Acredito que o CordeiroBIZ atende aos anseios do grupo de Ponta Grossa, pois o startup integra o maior programa de inovação tecnológica em ovinocultura do país, apoiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e importantes Universidades de Zootecnia.”

A relação entre os estados do Paraná e São Paulo é antiga, pois compartilhamos propostas culturais e econômicas muito semelhantes. Na ovinocultura, foram construídas pontes para a transferência tecnológica, além da pesquisa multidisciplinar coordenada pelo CordeiroBIZ, que tem pesquisadores de ambos os estados participando ativamente na construção de um novo cenário para o mercado da carne ovina.

“Minha visita a Ponta Grossa foi muito prazerosa. Os organizadores do evento e a equipe do CordeiroBIZ esbanjaram entusiasmo pelas mudanças na indústria da ovinocultura que estão se iniciando. O aval da proposta veio de acadêmicos e produtores rurais”, ressaltou o Sr. Robin Hilson. Ele ficou surpreso com a queda de temperatura todas as noites e disse que as propriedades visitadas estavam verdes e não pareciam afetadas pelo frio vindo do sul. “A hospitalidade foi excelente. Tais reuniões são muito estimulantes para o público quando os tópicos e as perguntas são tão diretos”, acrescentou Robin.

Público do evento

Público presente no evento. Foto: Felipe Santiago.

A 1ª Fenovinos Paraná foi uma realização da UEPG, Sociedade Rural, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, ACIPG, Coopergera e Cescage, e contou com o apoio do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Arco, Ovinopar, FAEP, SENAR, MAPA, CMRV e BRDE.  A próxima Fenovinos Paraná já tem local definido e será realizada em Teixeira Soares – PR. Com um enorme potencial na região dos Campos Gerais e pela maneira como vem sendo estruturada a cadeia da ovinocultura no Estado, esperamos um futuro bastante promissor, principalmente com adoção de tecnologias de ponta para a gestão e o manejo dos animais, melhoramento genético contínuo, estabelecimento da indústria frigorífica e integração entre os elos da cadeia.

Deixamos nossos agradecimentos aos organizadores do evento: Izaltino Cordeiro dos Santos , da UEPG, Edilson Gorte , presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais e Ivonei Afonso Vieira, Secretario Municipal de Ponta Grossa.

Nos colocamos à disposição para contatos e negociações para os próximos encontros.

 

André Troy – Zootecnista

CordeiroBIZ – Ovinocultura de Resultados

 

Equipe CordeiroBIZ e One Stop Ram Shop no III Encontro Mercadológico da Carne e I Fenovinos Paraná. Da esquerda para a direita: André Troy, Felipe Santiago, Robin Hilson e Rafael Santos.

Equipe CordeiroBIZ e One Stop Ram Shop no III Encontro Mercadológico da Carne e I Fenovinos Paraná. Da esquerda para a direita: André Troy, Felipe Santiago, Robin Hilson e Rafael Santos.