A equipe CordeiroBIZ esteve presente na XXX Fenovinos, 1ª Fenovinos Paraná e 3º Encontro Mercadológico da Carne, no Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa, entre os dias 17 e 22 de julho de 2017. O evento teve como objetivo fortalecer a cadeia da ovinocultura no Paraná ao reunir em um mesmo local exposições de animais e palestras sobre o mercado da carne ovina, com destaque para o Rally do Cordeiro, onde foram visitadas propriedades rurais nas proximidades de Ponta Grossa.
No ano de 2016, o CordeiroBIZ esteve em Ponta Grossa onde participou do 2º Encontro Mercadológico da Carne, com a palestra “Modelos de Cooperação para Fortalecer a Ovinocultura”, ministrada pelo fundador do startup, o Zootecnista Rafael Fernando dos Santos. Neste ano, o tema foi “Ovinocultura Brasileira do Pasto ao Prato”, com os resultados da pesquisa inovativa em andamento no startup. O produtor neozelandês Robin Hilson da One Stop Ram Shop, empresa parceira do CordeiroBIZ, abriu o ciclo de palestras, com a apresentação “Modelos Eficientes na Produção e Gestão na Ovinocultura da Nova Zelândia”, na qual mostrou a realidade da ovinocultura em seu país no passado, o desempenho atual e o potencial produtivo do Brasil no cenário mundial. Estas palestras foram customizadas para a situação atual da ovinocultura no estado do Paraná e experiência da equipe, incluindo do Sr. Robin Hilson, em Ponta Grossa.
No cronograma do evento, o Professor Dr. Victor Pedrosa da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa e pesquisador associado do CordeiroBIZ, apresentou de forma prática como realizar um programa de seleção de ovinos nos planteis comerciais e de elite. Para encerrar o evento, o Professor Dr. Carlos Sañudo falou sobre sua linha de pesquisa em qualidade da carne ovina na Espanha.
Foram seis dias de encontros para debater e vivenciar a ovinocultura.
“O nível de maturidade nas ações e falas dos organizadores mostraram a coerência do grupo com relação aos rumos da ovinocultura na região de Campos Gerais. O Encontro Mercadológico da Carne é a principal ferramenta de promoção dos conceitos que precisam ser adotados pelas fazendas e agentes do arranjo produtivo. Temos que colocar o mercado e as transações em destaque. Interligar o produtor com as demandas do mercado em relação à escala e qualidade”, destacou Rafael Santos. “Acredito que o CordeiroBIZ atende aos anseios do grupo de Ponta Grossa, pois o startup integra o maior programa de inovação tecnológica em ovinocultura do país, apoiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e importantes Universidades de Zootecnia.”
A relação entre os estados do Paraná e São Paulo é antiga, pois compartilhamos propostas culturais e econômicas muito semelhantes. Na ovinocultura, foram construídas pontes para a transferência tecnológica, além da pesquisa multidisciplinar coordenada pelo CordeiroBIZ, que tem pesquisadores de ambos os estados participando ativamente na construção de um novo cenário para o mercado da carne ovina.
“Minha visita a Ponta Grossa foi muito prazerosa. Os organizadores do evento e a equipe do CordeiroBIZ esbanjaram entusiasmo pelas mudanças na indústria da ovinocultura que estão se iniciando. O aval da proposta veio de acadêmicos e produtores rurais”, ressaltou o Sr. Robin Hilson. Ele ficou surpreso com a queda de temperatura todas as noites e disse que as propriedades visitadas estavam verdes e não pareciam afetadas pelo frio vindo do sul. “A hospitalidade foi excelente. Tais reuniões são muito estimulantes para o público quando os tópicos e as perguntas são tão diretos”, acrescentou Robin.
A 1ª Fenovinos Paraná foi uma realização da UEPG, Sociedade Rural, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, ACIPG, Coopergera e Cescage, e contou com o apoio do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Arco, Ovinopar, FAEP, SENAR, MAPA, CMRV e BRDE. A próxima Fenovinos Paraná já tem local definido e será realizada em Teixeira Soares – PR. Com um enorme potencial na região dos Campos Gerais e pela maneira como vem sendo estruturada a cadeia da ovinocultura no Estado, esperamos um futuro bastante promissor, principalmente com adoção de tecnologias de ponta para a gestão e o manejo dos animais, melhoramento genético contínuo, estabelecimento da indústria frigorífica e integração entre os elos da cadeia.
Deixamos nossos agradecimentos aos organizadores do evento: Izaltino Cordeiro dos Santos , da UEPG, Edilson Gorte , presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais e Ivonei Afonso Vieira, Secretario Municipal de Ponta Grossa.
Nos colocamos à disposição para contatos e negociações para os próximos encontros.
André Troy – Zootecnista
CordeiroBIZ – Ovinocultura de Resultados