Autores: Rafael Fernando dos Santos | Livia Fontes Capelluppi
O consumo de carne ovina tem aumentado consideravelmente em restaurantes, churrascarias, açougues e supermercados. Segundo as pesquisas conduzidas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a demanda de carne ovina vem crescendo principalmente nos grandes centros da região Sudeste. Embora ainda não tenha se tornado um hábito nas refeições das famílias brasileiras, o produto está constantemente ganhando espaço.
Logo, é possível encontrar nichos de mercado dos mais diversos dentro de um cenário de oportunidades que o setor oferece. Contudo, a ovinocultura do Brasil ainda não é priorizada dentro das fazendas, sendo muitas vezes negligenciada pelo produtor.
A CordeiroBIZ, desde o início das suas ações, buscou alternativas para mudar esta realidade da ovinocultura brasileira, pois somos um país com grandes extensões de pastagens e condições climáticas para uma boa produção de alimento o ano todo. Um país continental, diversificado, reconhecido mundialmente pela sua produção agropecuária atual e papel futuro como “celeiro do mundo”:
“O agronegócio representa hoje 23% do Produto Interno Bruto (PIB), configurando o setor como o de maior fôlego competitivo da economia brasileira. Dentre os países produtores, o Brasil é o que apresenta a maior potencial de suprir grande parte da demanda mundial por alimentos, que deve crescer 70% até 2050.” (Fonte: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, 29/07/2015)
“Nos últimos 40 anos, o Brasil evoluiu: de um país dependente de importação e se tornou líder em produção e exportação de café, açúcar, soja, suco de laranja e carnes para o mundo”, destaca Antonio Carlos Guedes, engenheiro agrônomo do Projeto Alimentos, que nasceu de uma parceria do CGEE com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para traçar um perfil sobre esse cenário mercadológico. A iniciativa foi demandada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Conhecendo o cenário, nos resta a seguinte questão: e a ovinocultura?
Atualmente, o produtor rural deve enxergar sua fazenda como uma empresa, e sempre contar com ajuda de técnicos para melhorar os índices na sua produção. Isso se confirma pelo depoimento do Gustavo Diniz Junqueira, atual presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira):
“Nosso país, de fato se mostra que é uma potencia na produção de alimentos, mas isso vai ser feito às custas de uma profissionalização. A ideia é levar essa visão do produtor do futuro, que vai ser aquele que vai olhar a sua propriedade muito mais com uma visão empresarial, de remuneração do capital investido, do que basicamente de continuísmo de atividade. O Brasil provou que a nossa atividade pode ser otimizada a níveis jamais vistos no mundo.”
Preparação, busca de informações e planejamento em longo prazo são primordiais para enfrentar cada obstáculo que vier pela frente. Podemos pensar no exemplo de hoje: mesmo com um cenário econômico mundial instável, o agronegócio no Brasil se destaca como carro-chefe da economia. É possível observar aumento nos valores das linhas de crédito e fomento, além do apelo para a utilização de tecnologia de ponta na busca pelo aumento da eficiência produtiva. Ainda temos o plano ABC para a agricultura de baixo carbono, tema que trabalharemos melhor em um novo artigo no futuro, programas regionais, agricultura familiar, dentre outras alternativas para implantar a ovinocultura e sistemas integrados de produção agropecuária.
Bom, já sabemos que precisamos ter uma visão empresarial e, no empreendedorismo, inovar é regra! Então, a proposta reflexiva deste artigo é posicionar a customização dos sistemas de produção de ovinos como um ponto de inovação dentro da propriedade, ou cooperativas e associações de produtores. Para customizar um projeto, uma etapa fundamental é o diagnóstico técnico (saiba mais) das ferramentas disponíveis (capital humano, recursos financeiros, estrutura física, aptidão, dentre outros). Em resumo, inovar é MELHORAR o que se tem por meio de uma ou mais tecnologias.
De acordo com Christopher Freeman, inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concessão, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos. Ao inovar o processo de produção de ovinos nas fazendas, tratamos de produzir benefícios, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.
Para auxiliar o produtor a garantir que as contas sejam pagas, a CordeiroBIZ oferece o serviço SOCO – Sistema Operacional Customizado em Ovinocultura, processo inovativo de produção de ovinos do qual a equipe desenvolve projetos customizados e planejamento em longo prazo, respeitando a história e a realidade do produtor rural, com a supervisão constante de técnicos especializados em produção de ovinos.
Produtor, elimine etapas que possam atrasar sua produção.
Forte abraço,
Equipe CordeiroBIZ
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Francati Manual: Proposed Standard Practice for Surveys on Research and Experimental development; OCDE; 2002
Caros amigos,
Acabei de ler uma publicação no “blogsucessoempresarial.com”. Achei pertinente dividir com vocês.
abs a todos
Paulo
No mundo corporativo, algumas palavras e conceitos costumam entrar na moda.
Inovação tem sido uma das palavras mais idolatradas por gestores, empresários e empreendedores.
Todo líder quer ter um funcionário inovador em sua equipe e toda empresa quer ter um produto inovador no seu portfólio. Não é para menos. Em um ambiente em que tudo está sempre mudando e evoluindo, quem não inovar, corre o risco de deixar de existir.
Mas o que será que o consumidor entende por inovação? Em um mundo saturado de informações, lançamentos e novidades, como se diferenciar e ser reconhecido pelo seu cliente como inovador de fato? Para entender o que é inovação sob a ótica do consumidor, o Opinion Box (www.opinionbox.com), em parceria com o Mundo do Marketing, realizou uma pesquisa com 1.827 internautas de todo o país e de todas as classes sociais.
Inovação e simplicidade:
Peter Drucker dizia que o maior elogio que uma inovação pode receber é: “Isso é tão simples! Como não pensei nisso antes?”. Para ele, todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples, e o resultado da pesquisa comprova o que o escritor dizia:
Para 79% dos entrevistados, inovação não precisa ser algo totalmente inesperado, mas sim algo que ajude ou melhore o dia-a-dia.
Inovação e tecnologia:
Como já era possível de se imaginar, a maioria das pessoas associam inovação à tecnologia. Ao solicitar aos entrevistados que citassem espontaneamente marcas inovadoras, Apple, Samsung, Google e Sony lideraram o ranking. Ao perguntarmos qual palavra vinha à cabeça quando se falava em inovação, tecnologia também era a palavra mais mencionada. No entanto, outras palavras, como criatividade, mudança e novidade também foram muito citadas.
Relatório completo:
Os resultados da pesquisa trazem informações valiosas para quem pretende empreender, ter sucesso no seu mercado e destacar-se como uma marca inovadora. Por isso, criamos um relatório completo com gráficos, análises e conclusões inspiradoras.
Descubra quais situações os consumidores consideram mais inovadoras, quais sentimentos um produto inovador causa e vários outros resultados, apresentados de forma simples e didática em um relatório sucinto.
Olá Paulo! Muito grato pela contribuição.
Aproveito para reforçar a ideia de que a inovação e a aplicação tecnológica deve ser SIMPLES, com certeza. No caso da ovinocultura, aplicável dentro das fazendas. Medidas de manejo, melhorias das pastagens, capacitação da equipe, tudo é inovação e tecnologia. Aplicação de um Sistema de Gestão de Qualidade, por exemplo, é uma inovação tecnológica para melhorar continuamente os resultados, ciclo após ciclo.
Seguimos no mesmo foco! Forte abraço.