Para uma ovinocultura de resultados, precisamos de alguns equipamentos que facilitarão o manejo, principalmente para a coleta de informações sobre o desempenho do rebanho.
Primeiramente, é importantíssimo que os animais tenham identificação individual, para analisarmos a evolução de cada animal separadamente, pois só assim saberemos o seu real desempenho. Parece óbvio né? Mas, alguns produtores não identificam os animais ou a identificação é inadequada. Depois das pesagens, quando o rebanho é misturado, como você vai saber quem ganhou peso e quem não ganhou?
A identificação seja por brincos na orelha ou amarrados no pescoço, chips eletrônicos, tatuagem e demais formas de identificação é indispensável. Observe na imagem à esquerda um exemplo de brinco amarrado no pescoço. Neste caso está sendo feita a identificação dos cordeiros para engorda em confinamento, por este motivo é preciso deixar o cordão um pouco mais largo, prevendo o crescimento do animal.
Considerando opções mais tecnológicas, como os brincos de identificação eletrônica (como os da imagem à direita), é necessário também ter em mãos os equipamentos para a coleta dos dados, são estes: Bastão de leitura e o computador de campo para onde serão transferidos os dados referentes a cada animal, por exemplo o valor obtido na pesagem e a identificação do animal. Essa opção torna o processo mais rápido e efetivo, minimizando os erros de leitura e digitação, uma vez que dispensa o uso de planilhas escritas à mão e economiza o tempo que seria gasto passando os dados da planilha física para a digital.
Sabia que com a utilização desses equipamentos o tempo de manejo do rebanho pode cair pela metade? Assim, sobrando tempo para a equipe da fazenda realizar outras atividades.
Pensando ainda em tecnologia, a identificação e informações precisas sobre os dados do animal bem como os manejos realizados durante sua vida, possibilitam que a rastreabilidade do produto da ovinocultura seja possível. Dessa maneira, o consumidor final poderá ter acesso à informação, o que agrega ainda mais valor ao produto oriundo da ovinocultura.
Após a identificação, um dos mais importantes equipamentos é a balança, que será utilizada para a pesagem em manejos específicos. É interessante, mas não obrigatório, que ela seja própria para o uso em animais, pois equipamentos destinados para esse fim são adaptados a algumas condições como estabilizar o peso rapidamente, é de grande utilidade na pesagem de ovinos, pois geralmente esses animais não ficam exatamente parados no momento da pesagem. Imagina só, deixar de registrar 1 kg de peso ganho, já que o animal não permanece parado na pesagem? Além disso, monitorar o peso dos animais é, consequentemente, monitorar o desempenho do rebanho.
A CordeiroBIZ pode te ajudar na estruturação do seu negócio. Vamos produzir cordeiros? Entre em contato e contrate nossos serviços!
Autores: Rafael Fernando dos Santos e Thaís Moreira Gentini.
Referências:
LEE, Tim. How ear tags are transforming the sheep and goat industry. ABC News, [s. l.], 22 jun. 2018. Disponível em: https://www.abc.net.au/news/2018-06-23/how-ear-tags-are-transforming-the-sheep-and-goat-industry/9896342
NG, Mun Leng et al. A SMALL PASSIVE UHF RFID TAG FOR LIVESTOCK IDENTIFICATION. IEEE International Symposium on Microwave, Antenna, Propagation and EMC Technologies for Wireless Communications Proceedings, [s. l.], 2005.