A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Ciniro Costa que possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), Mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990).
Atualmente é Professor Titular em Forragicultura e Pastagens da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Botucatu. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas forrageiras, pastagens, silagem de planta inteira e de grãos úmidos de cereais, sistemas de integração lavoura-pecuária, ovinos.
Uma visão objetiva e sucinta da pecuária de corte tradicional no Brasil indica que a produção de forragem e, consequentemente, a produção animal está aquém do potencial das gramíneas forrageiras tropicais. Assim, a baixa produtividade do sistema reflete a inadequação do ambiente de produção, particularmente com relação à fertilidade do solo e ao manejo do pastejo, causando a degradação das pastagens em diferentes níveis.
Assim, os sistemas integrados de produção agropecuária, além de possibilitar a recuperação dessas áreas de pastagens degradadas, podem proporcionar produção de forragem no período seco do ano, com reflexos positivos sobre os índices produtivos dos animais.
A palestra abordará principalmente os seguintes temas:
-Efeito das condições edafoclimáticas na produção das pastagens
-Produção de forragem em sistemas integrados de produção agropecuária
Informações do palestrante adaptadas pela equipe organizadora do I Workshop Internacional em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária “Ovinocultura de Corte”
Interessados em participar do evento, comparecer no dia para fazer sua inscrição. Para mais detalhes clicar na imagem abaixo.